sexta-feira, 20 de março de 2009

Recessão e depressão


A fotografia Migrant Mother, uma das fotos americanas mais famosas da década de 1930,
mostrando 
Florence Owens Thompson, de 32 anos de idade, mãe de sete crianças,
em Nipono, 
Califórniamarço de 1936,
em busca de um emprego ou de ajuda social para sustentar sua família.
Seu marido havia perdido seu emprego em 
1931, e morrera no mesmo ano.


Ronald Reagan, ator e presidente americano, popularizou uma boa frase: "Recessão é quando seu vizinho perde o emprego. Depressão é quando você perde o seu". O presidente Lula previu uma marola. Errou feio. Veio um tsunami, ou, como se diz em bom português, maremoto. O tsunami que arrebenta do lado lá também arrebenta do lado de cá. Vamos nós em frente. Em tempos de sombrias expectativas, temos que encontrar um suporte para manter a dignidade e não sucumbir ao desespero. Quem sabe tal suporte possa ser algo que harmonize ética e compaixão, com toques frutados e balsâmicos de alegria e coragem? Há quem prefira a esperança. Como não sou de esperar, prefiro partir para a ação.

"O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem".
João Guimarães Rosa

3 comentários:

  1. Essa não é a primeira, nem será a ultima das dificuldades que enfrentaremos. Tempos dificeis sim, mas o ser humano necessita de obstáculos para sua evolução. Diante a qualquer que seja o problema, penso que devemos sempre seguir em frente.... 'Quem sabe faz a hora
    não espera acontecer', já dizia Geraldo Vandré.

    ABR.

    ResponderExcluir
  2. é, o capitalismo de vez em quando tem que dar um susto desses, parece que vai estagnar, depois tudo melhora. é o que desejo, que melhore.
    talvez esteja na hora de se questionar tanto consumismo, e outros ismos.
    também não vivo esperando, me cerco do que fazer, e até pago pra trabalhar, pra ver se a semente vai dar uma boa árvore.

    ResponderExcluir
  3. "Recessão é quando seu vizinho perde o emprego. Depressão é quando você perde o seu" em realidade é uma frase de Harry Truman. O que Reagan fez foi utilizá-la em campanha com um pequeno acréscimo, mas de grande apelo: "Recessão é quando seu vizinho perde o emprego, Depressão é quando você perde o seu, e Recuperação é quando Jimmy Carter perde o dele"

    ResponderExcluir