sexta-feira, 1 de março de 2013


O Rio e eu, um amor correspondido.

Hoje li várias declarações de amor ao Rio. Aniversário é assim, né? É quando a gente lembra de dizer ao outro aquilo que não diz com frequência, como se o sentimento não estivesse lá todos os dias. Eu sou uma carioca de coração. Vivo aqui há mais tempo do que na terra onde nasci. Amor com amor se paga. A cidade me retribui: amei e fui amada aqui. Cariocas da gema, estrangeiro querendo ser carioca. Amores registrados com fotografias cuja cidade-moldura rouba a cena. O Rio não é só o fundo, é figura. Dá para contar as histórias com o mapa da cidade como referência: ele eu conheci na praia, aquele na Urca, tem o outro que me apresentaram lá no Baixo, ou será que foi naquele show? E você, my love, que me achou no Circo Voador sem saber que ia viver uma história de amor. Não te disseram, sweetie, que São Sebastião é uma versão sadomasoquista do Cupido? Você deixou a alma aqui e agora é um zumbi em Nova Iorque. Eu bem que te avisei. O Rio não perdoa o abandono. A cidade captura parte de nossa alma. Ao deixá-la, nos sentimos como filhos ingratos. Sei que posso viver em qualquer outro lugar do mundo e ser feliz, mas foi no mar daqui que vim parar por amor. O amor que me mantém presa à ti, Rio do meu coração. Em respeito ao teu dia, não falarei daquilo que não gosto. Serei grata e celebrarei apenas o amor, o nosso amor e amores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário